quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pontos de ônibus de Brasília ganharam internet wi-fi no dia 15/05

Projeto Estação Cultural, desenvolvido pelo Açougue Cultural T-Bone em parceria com a Fundação Banco do Brasil e com a Petrobras estimula e amplia o acesso à cultura, informação e comunicação, com a finalidade de contribuir para melhorar as condições sociais das comunidades participantes.

Estação Cultural da 512 Norte

Os serviços de empréstimos de livros e internet gratuita serão disponibilizados inicialmente nas Estações Culturais localizadas nas paradas de ônibus do Setor Bancário Sul (Estação Galerias) e nas quadras 712 e 512 da Avenida W3 Norte. Nas quadras 714, 514 e 516,  está previsto nessa primeira fase apenas o empréstimo de livros.


Cada módulo das Estações Culturais vai contar com um computador com tela touch screen, internet via rádio com capacidade de 10MB e estante para livros com iluminação interna. O alcance do Wi-fi, prometem os responsáveis, será de um quilômetro.


O projeto irá também, homenagear poetas brasilienses, publicando na parte lateral dos módulos, poesias inéditas de escritores da capital.


Fonte

Uso responsável das bibliotecas

A biblioteca é uma instituição muito importante dentro da sociedade. O seu objetivo é levar cultura e conhecimento a todos. É um local de descoberta e divertimento, no qual podemos encontrar respostas para as nossas dúvidas, pesquisar para os nossos trabalhos, ou simplesmente passar os nossos tempos livres. Porém algumas pessoas não tem zelo ao usar uma biblioteca e esquecem que seu acervo é de uso de todos.
Segue abaixo algumas dicas feita pelo site http://www.biblioteca.ics.ufpa.br/ de como usar uma biblioteca de forma adequada.

DICAS USO RESPONSÁVEL DA BIBLIOTECA:
-Evite comer e beber perto das obras, pois, o alimento e o líquido causam danos irreversíveis aos materiais;
-Ao rasgar ou recortar folhas, figuras e capítulos de livros você estará mutilando a informação, que poderá ser única e insubstituível, e que é de uso de todos;
-Faça anotações no seu caderno e não sublinhe o texto dos livros, mesmo que a lápis. As anotações importantes para você podem não ser importantes para outro usuário, evite a poluição visual;
-Utilize marcadores de páginas, evite dobrar e marcar páginas com objetos como: clips, lápis, caneta e outros, para não deformar o papel;
-Evite passar o dedo na língua para virar a página, porque a saliva é ácida e com o tempo deteriora o papel. Além disso, o livro é fonte de micro-organismos nocivos à saúde, devido a sua circulação em vários ambientes (hospitais, laboratórios, etc.), além de conter também resíduos de inseticidas utilizados nas e detizações da biblioteca;
-Lembre-se que a exposição dos livros à luz solar, à chuva ou ao calor prejudicam a conservação do papel facilita o desenvolvimento de micro-organismos, evite variações de temperatura e umidade;
-Ao retirar o livro da estante, tenha a delicadeza de não o pegar pela parte superior da lombada, ela é frágil e se rompe. A maneira correta é empurrar os volumes laterais e retirar o desejado pelo meio da lombada;
-A fumaça do cigarro e as cinzas amarelam e mancham os livros, além do odor desagradável que fica no material, portanto, evite fumar perto das obras, quando essas estiverem sob sua responsabilidade;



    Biblioteca Angélica de Roma (Itália)



    “Em uma boa biblioteca, você sente, de alguma forma misteriosa, que você está absorvendo, através da pele, a sabedoria contida em todos aqueles livros, mesmo sem abrí-los.” (Mark Twain)

    terça-feira, 15 de maio de 2012

    Como fazer uma boa Leitura

    Muito além de decifrar simbolos, a leitura nada mais é que uma interpretação de um código. Porém existem muitas pessoas com dificuldades em compreensão de leitura.
    Veja algumas dicas que do site Colegio Web, de como se livrar deste problema e conseguir compreender os textos e aproveitar mais a leitura:

    -Ter concentração na hora da leitura, esqueça o mundo, foque o seu pensamento somente no que você ler.
    -Leia lentamente, prestando atenção em cada detalhe para não correr o risco de haver algum engano na compreensão.
    -Esteja sempre com um dicionário por perto, pois se caso encontrar uma palavra desconhecida poderá saber o seu significado, ajudando assim na sua compreensão.
    -É importante, antes de começar a leitura, saber que tipo de texto é e qual o assunto ele aborda.
    -Reserve um local sossegado, aconchegante, e sem nada para tirar a sua atenção.
    -Pratique a Leitura! Quanto mais você ler mais gosto você terá pela leitura, e mais facilidade você terá para compreender.

      segunda-feira, 14 de maio de 2012

      E as crianças e os adolescentes brasileiros, será que estão lendo?

      O site de notícias G1 publicou uma reportagem sobre o Hábito de leitura entre os jovens. Segue abaixo a reportagem:

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      Crianças e adolescentes estão lendo menos, indica pesquisa

      Média de livros lidos por ano caiu nas faixas etárias de 5 a 17 anos.
      Instituto divulga, nesta quarta, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

      Crianças e adolescentes estão lendo menos livros, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró-Livro vai publicar na tarde desta quarta-feira (28), elaborada em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com dados antecipados com exclusividade para o G1, o estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro apontou queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes.


      Na primeira faixa etária, a das crianças (de 5 aos 10 anos), a média registrada foi de 5,4 livros por criança. Em 2007, porém, a mesma marca era de 6,9 livros por leitores desta faixa etária. Entre os pré-adolescentes (11 a 13 anos), o índice caiu de 8,5 livros em 2007 para 6,9 livros em 2011. Entre os adolescentes (14 a 17 anos), a média também caiu de 6,6 livros para 5,9 livros na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (veja gráfico ao lado). “Esperamos que os cenários apresentados possam contribuir para a avaliação e a implementação de políticas públicas que melhorem os índices de leitura no Brasil”, destacou a presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa.

      Entre as crianças, os livros infantis predominam no gênero preferido com 66%, seguido pelos livros didáticos (47%) e as histórias em quadrinhos (36%). Na faixa dos 11 aos 13 anos, os livros didáticos repetem a marca de 47%, seguidos pelos infantis (34%), quadrinhos (33%) e contos (30%). Na faixa etária de 14 a 17 anos, cresce a influência dos livros didáticos (55%), e aparecem os romances com 41%, contos (30%), livros de poesia (28%) e livros juvenis (26%).

      A obrigação de ler o livro por exigência da escola é a maior motivação de crianças e jovens para a leitura, de acordo com a pesquisa. O índice neste item começa em 79% para crianças de 5 a 10 anos, e cai um pouco para 72% na faixa dos 11 a 13 anos, e para 70% dos 14 aos 17 anos.

      O índice de leitura por prazer, gosto ou necessidade espontânea vai de 40% a 47% entre as crianças e jovens ouvidos na pesquisa.

      A pesquisa mostra ainda que a Bíblia é um gênero muito presente na leitura de crianças e jovens, com média de 24% nas faixas etárias dos mais novos e na dos mais velhos.