quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Não gosto de ler, o que fazer ?

'' Não gosto de ler, e quando leio algum livro não chego nem a metade''. Se você é essa pessoa, está no lugar certo, pois aqui faremos seu interesse pela leitura ser despertado.
Em primeiro lugar sabe-se que a leitura enriquece o seu vocabulário, te ajudar a escrever de forma mais adequada, além de proporcionar melhor interpretação de textos.
Mas aí entra em jogo a grande questão: '' Como aprender a gostar de ler ?'' Infelizmente, talvez, você não comece a gostar de leitura, PORÉM, utilizando algumas técnicas você conseguirá ler aquele livro essencial na elaboração de algum trabalho ou na realização de alguma prova. Então, vamos a primeira dica:

MUDE SUA VISÃO SOBRE A LEITURA
Veja a leitura como uma coisa divertida e enriquecedora para sua mente, veja o livro como uma maneira de abrir novos horizontes, uma forma de ver e pensar maior e mais diversificada, não como uma obrigação ou perda de tempo.
COMECE LENDO LIVROS/REVISTAS DE SEU INTERESSE
Se você gosta de ler revistas sobre carros, casa, acessórios femininos, etc, continue lendo, aproveite e busque mais fontes dessa leitura que te interessa em sites ou até mesmo livros com tal conteúdo, por que o importante mesmo é você começar a gostar de ler, independente do que seja.
VIAJE NA HISTÓRIA
Coloque seus pensamentos focados apenas na história, esqueça o que se passa ao seu redor, é necessário a concentração para que você possa imaginar aquela história como se estivesse assistindo a um filme.
FREQUENTE BIBLIOTECAS
Procure conhecer a biblioteca pública mais próxima da sua cidade. Conheça o vasto ''território literário'' de tal biblioteca. Uma boa maneira de frequentá-la é tentar, sempre que precisar fazer algum trabalho ou tiver dúvida em alguma matéria, fazer a primeira busca numa biblioteca, selecionando um livro que melhor ajude em sua pesquisa ou dúvida, criando um hábito mais saudável de leitura, talvez nem precisando de ajuda da internet.
DÊ APENAS UMA CHANCE A UM LIVRO
Faça proveito dos livros que você já tem em casa. Provavelmente aqueles livros que ficam na estante de sua casa empoeirados e que pareçam tão desinteressantes, possam ser uma grande fonte de aventura, diversão e até de aprendizagem. Tente dar uma chance àquele livro, não o julgue pela capa, que muitas vezes pode ser sem graça ou velha, mas pode conter uma história tão extraordinária que a capa, mal julgada, não pudesse transmitir.

Aí estão algumas dicas que, ajudam bastante a pelo menos criar o hábito de leitura na vida de algumas pessoas, porém tudo depende de VOCÊ, e de como você encara a a leitura. É bom ressaltar que a leitura não só ajuda na interpretação de textos como também no modo como você se expressa. Então lembrem-se a leitura nada mais é que um hábito que deve ser colocado em prática desde a infância para que haja um melhor aproveitamento dela quando adulto. Porém, nunca é tarde para colocar em prática uma boa leitura.