Inspire-se

PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA

Há quem diga que o governo não se interessa pelo tema proposto pelo nosso blog: Incentivo à Leitura.. Porém, não podemos ser tão radicais.
Concordamos que mesmo que existam iniciativas tais como projetos, programas, feiras e etc, a qualidade da educação no nosso país, o empenho do governo em elevar os nossos índices educacionais, o investimento na educação e a formação de cidadãos que saibam expor seus pensamentos e que tenham uma visão mais crítica de mundo, ainda deixam muito a desejar. Todas essas questões permanecem com um imenso vão, que só pode ser preenchido através do acúmulo de conhecimento, que se torna mais viável e efetivo através da leitura.
Tendo isso em vista, foi criado em 1992 o Programa Nacional de Incentivo à Leitura, uma das iniciativas do governo de grande potencial. Esse programa se bem implementado e divulgado, pode ser de grande valia na busca do prazer pela leitura.

________________________________________________________________________________

PROLER

Instituído em 13 de maio de 1992 pelo Decreto número 519 e vinculado à Biblioteca Nacional (FBN), o Programa Nacional de Incentivo à Leitura foi instalado na Casa da Leitura pelo escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna, então Presidente da Fundação Biblioteca Nacional. A ideia era promover ações de valorização da leitura, aumentando o número de leitores em todo o país. Foram feitos convênios com Governos Estaduais, Municípios e outras entidades públicas e privadas para construir uma rede trabalhando em favor da leitura. Foram criados os chamados Comitês do PROLER em várias cidades, com o objetivo de trabalhar e disseminar o prazer de ler. Hoje existem 74 Comitês em todas as regiões brasileiras.
Fontehttp://www.bn.br/proler/20anosPROLER.htm


O PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura – é um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura. Presente em todo o país desde 1992, o PROLER, através de seus Comitês, organizados em cidades brasileiras, vem se firmando como presença política atuante, comprometida com a democratização do acesso à leitura.

________________________________________________________________________________



Comportamento do leitor brasileiro.

Realizada pela primeira vez em 2001, a pesquisa Retratos da Leitura No Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro, visa avaliar o comportamento do leitor brasileiro. De acordo com a 3ª edição do estudo, divulgada esse ano em Brasília, o brasileiro lê, em média, 4 livros por ano - metade por completo, metade em partes. Apenas 50% da população leu pelo menos um livro (inteiro ou em partes) nos últimos 3 meses. O perfil desses leitores também foi avaliado, a maioria deles são jovens e estudantes.



E você, quantos livros leu esse ano?

_____________________________________________________________________________________

Projeto Livro Para Todos

O projeto Livro Para Todos, da Fundação Carlos Chagas, tem por objetivo incentivar o hábito da leitura com a distribuição de livros em biblioteca comunitárias. Na sua primeira edição, em 2011, mais de 20 cidades do estado de São Paulo com mais de 10 mil habitantes foram beneficiadas. Além da doação de obras, o projeto também conta com oficinas de leitura, encontro com autores e cantação de histórias. O projeto já está na segunda edição e visa ampliar para outros estados.
Clique aqui e conheça mais sobre o projeto.




____________________________________________________________________________

Pontos de ônibus de Brasília ganharam internet wi-fi no dia 15/05

Projeto Estação Cultural, desenvolvido pelo Açougue Cultural T-Bone em parceria com a Fundação Banco do Brasil e com a Petrobras estimula e amplia o acesso à cultura, informação e comunicação, com a finalidade de contribuir para melhorar as condições sociais das comunidades participantes.

Estação Cultural da 512 Norte

Os serviços de empréstimos de livros e internet gratuita serão disponibilizados inicialmente nas Estações Culturais localizadas nas paradas de ônibus do Setor Bancário Sul (Estação Galerias) e nas quadras 712 e 512 da Avenida W3 Norte. Nas quadras 714, 514 e 516,  está previsto nessa primeira fase apenas o empréstimo de livros.


Cada módulo das Estações Culturais vai contar com um computador com tela touch screen, internet via rádio com capacidade de 10MB e estante para livros com iluminação interna. O alcance do Wi-fi, prometem os responsáveis, será de um quilômetro.


O projeto irá também, homenagear poetas brasilienses, publicando na parte lateral dos módulos, poesias inéditas de escritores da capital.