segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como contar histórias para crianças

Algumas semanas atrás fizemos uma postagem sobre o papel da família na criação do habito da leitura nas crianças. Em uma reportagem publicada no site de notícias G1, escritores dão dicas aos pais de como contar histórias para os filhos.
______________________________________________________________________________
Escritoras dão dicas aos pais de como contar histórias para os filhos

Para Roberta Ribeiro e Ruth Souza, prática reforça autoestima infantil.
Adultos devem explorar criatividade da criança e não se prender ao texto.

As escritoras Ruth Souza e Roberta Ribeiro
Os pais são personagens fundamentais na introdução e promoção do hábito de ler dos filhos desde a infância. Contar as histórias relatadas nos livros infantis podem servir aos pais como uma importante forma de interação com os pequenos. Esta é a opinião das escritoras Roberta Ribeiro e Ruth Souza, especialistas em livros para crianças.

Os livros infantis têm o maior índice por gênero de leitura relativo a uma faixa etária de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope Inteligência e pela Fundação Pró-Livro, que será divulgada na tarde desta quarta-feira (28). De acordo com o estudo, 66% das crianças de 5 a 10 anos ouvidas na pesquisa leem livros infantis.

“Os pais são muito importantes no desenvolvimento dos filhos como leitores”, diz a escritora Roberta Ribeiro. “Quando os pais antes da criança dormir contam história, é um momento de interação, transmite confiança e segurança, cria situação de amorosidade e desenvolve uma memória afetiva muito boa. A criança vai resgatar este sentimento de conforto e amorosidade que teve com os pais quando for estudar os livros da escola.”
Para a psicóloga Ruth Souza, especialista em psicopatologia da criança e do adolescente, os livros ajudam na autoestima e na confiança, e a participação dos pais no ato de contar as histórias reforçam este sentimento. “Os pais devem estimular a criatividade da criança na hora de contar uma história. A criança tem conflitos e precisa aprender a se proteger emocionalmente.”
Autoras da coleção "Faça Seu Mundo Melhor", com seis livros voltados para crianças de todas as idades, Roberta e Ruth listaram dicas para os pais contarem histórias aos filhos.

Crie um ambiente favorável
Os pais devem criar um ambiente agradável e acolhedor. Pode ser na sala de casa, na cama na hora de ir dormir, no carro na hora de levar criança para a escola. “É mais um ambiente emocional do que físico”, diz Ruth. “Às vezes os pais estão levando os filhos na escola e não aproveitam este tempo para criar um diálogo.”

Envolva a criança na leitura
Cada pai tem seu próprio jeito de contar uma história. Alguns são mais expansivo e aproveitam os livros que trazem mais diálogos. É preciso conversar com as crianças durante a leitura, perguntar o que ela compreendeu. É importante envolver a criança no processo.

Não se prenda tanto ao texto
Pergunte à criança que personagem ela gostaria de ser. É provável que a criança e os pais saiam um pouco da história. Não é um problema. A interação é mais importante do que se ater ao texto que está sendo contado.

Use um personagem para assuntos delicados
Contar uma história fictícia envolvendo um personagem pode ajudar a criança a pensar em situações em que ela esteja vivendo. Por exemplo, se a criança está brigando muito na escola, os pais podem contar uma história sobre outro menino ou menina que briga com os colegas. A criança vai participando e criando a história, o que pode fazer para melhorar isso. Isso pode ajudar a resolver uma questão interna. “Mas, quando a coisa é mais séria, os pais devem procurar um profissional”, salienta Ruth.

Deixe a criança contar a história
Fazer o filho contar a história do livro pode ser interessante para estimular o raciocínio, a memória e a própria imaginação. É possível que não conte a história como está no livro, afinal as crianças são muito imaginativas. Reprimir possíveis fugas ao tema não é a atitude mais adequada. Se a criança está lendo o livro, deixe que ela interaja e permita com que sua imaginação possa fluir. Isso para ela é muito importante.

Entre na brincadeira
Você pode estimular a criança a contar história e também pode entrar na brincadeira. Quando estiver com a criança, procure se tornar mais criança e brincar. “O ritmo de vida hoje é bem diferente do tempo dos nossos pais ou avós”, destaca Ruth. “A TV, internet e o videogame acaba ocupando a criança, só que eu percebo que isso não tem limite. Quando chega a noite, os pais estão cansados e, em vez de brincar, deixam os filhos vendo TV ou mexendo no computador.”

Use suas habilidades
Os adultos devem usar recursos e habilidades para poder contar histórias. Se souber, pode tocar uma música, cantar, desenhar. Não precisa ter talentos tão diferenciados, pode usar seus próprios esforços. O mais importante, além do conteúdo, é estimular a amorosidade entre os membros da família.

Sem comentários:

Enviar um comentário